A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados vai promover audiência pública no próximo dia 18 para debater a crise do setor leiteiro nacional. A reunião, aprovada na quarta-feira (5), foi solicitada pelos deputados Orlando Desconsi (PT-RS) e Zonta (PP-SC).O objetivo é avaliar as freqüentes quedas no preço do produto, que, segundo os autores, são intensificadas pelas importações do produto da Argentina e do Uruguai.
Crise
Segundo os autores do requerimento da audiência pública, a crise no setor leiteiro se agrava em razão de vários fatores, entre eles o desequilíbrio da balança comercial, o baixo consumo de leite pela população brasileira e as dificuldades de adequação dos pequenos produtores à Instrução Normativa 51 do Ministério da Agricultura, que estabelece novos padrões de produção e qualidade de leite. "A discussão de políticas urgentes e eficazes é imprescindível para minimizar a crise existente e incentivar a produção de leite no País", diz Zonta.
Participantes
Serão convidados a participar da audiência:
- o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Ivan Wedekin;
- o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério de Agricultura, Gabriel Maciel;
- o secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Antônio Sérgio Martins;
- o presidente da Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticínios, José Pereira Campos Filho;
- representante da Confederação Nacional da Agricultura (CNA);
- representante da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB);
- representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag); e
- representante da Federação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf).
O debate será marcado para as 14h30, no plenário 6. (Fonte: Agência Câmara)
Niciun comentariu:
Trimiteți un comentariu